Cabo Frio - Rio de Janeiro


Cabo Frio é um dos principais pólos turísticos da chamada Região dos Lagos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Também conhecido como uma das principais produtoras de sal do país, com seus moinhos de vento, que lhe caracterizam a paisagem.
As 37 praias de águas claras e transparentes oferecem boas condições para o descanso e para a prática de esportes náuticos. Cabo Frio possui uma das melhores raias para o iatismo, boas ondas para o surfe e riqueza de fauna marítima. Possui, também, algumas atrações históricas, bares e restaurantes que atraem família e jovens. A praia mais agitada é a do Forte, as menos freqüentadas são a Brava e a das Conchas. Em direção a Arraial do Cabo, as areias das dunas invadem a estrada.

Além das praias há outros lugares que devem ser visitados, alguns deles são: Canal de Itajurú, Canal do Palmer, Dunas, Horto do Portinho, Ilha do Japonês, Morro da Guia, Morro do Telégrafo, Morro do Vigia, Casa Charitas – construção histórica de 1837 -, Forte de São Mateus, Igreja de Nª Sª dos Anjos e Igreja de Nª.S.ª da Assunção.

O clima em Cabo Frio é de muito sol, pouquíssima chuva e baixa umidade do ar, a temperatura varia entre 40ºC em Janeiro e 16ºC em Junho.


COMO CHEGAR:
Saindo da Ponte Rio-Niterói, segue-se a Rodovia Niterói-Manilha e entra-se na RJ-124 (Rodovia Rio Bonito-Araruama) passando por um trecho da RJ-106 e, finalmente, pegando a RJ-140. É possível, também, saindo da ponte Rio-Niterói, pegar a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) até São Pedro da Aldeia e entrar à direita na RJ-140 (Arraial do Cabo- Correntezas) em Silva Jardim, até Cabo Frio.


DISTÂNCIAS:
São Paulo: 594km, Belo Horizonte: 500km, Brasília: 1355km, Rio de Janeiro: 155km


PONTOS TURÍSTICOS:

Forte São Matheus

Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses ávidos pela imensa quantidade de Pau-Brasil que havia na região.

Visitar o Forte é como dar uma volta no passado e ver um pouco da história desta terra.

Os canhões, utilizados nas inúmeras batalhas, ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender a cidade de novos ataques.

A casa onde os soldados viviam, serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos.

Do Forte se tem uma belíssima e completa vista de toda a extensão da praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em seus barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.

Uma bela visão do Forte se pode ter a noite, admirando-o de longe, com sua iluminação especial e colorida, que refletida nas águas calmas da praia é um espetáculo a parte.

Bairro da Passagem

O bairro da Passagem ainda mantém características da época da fundação da cidade, pois ai surgiram as primeiras construções. Suas riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em um interessante ponto turístico.

O bairro surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajurú.

Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas. A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano da cidade ter sido transferido para o Centro.

A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os negros, e prima pela simplicidade.

Na pracinha, onde fica a Igreja, pode-se desfrutar de barzinhos, que além de servirem sopas e aperitivos deliciosos, colocam suas mesinhas na praça com direito a música ao vivo e dança. Vale a pena conferir.

Seguindo pela Avenida Assunção até o final é só virar à direita ou seguir pela Avenida do Contorno, até o final da Praia do Forte e virar à esquerda e você chega a Passagem. Bom passeio.

Igreja de São Benedito

Localizada no bairro da Passagem, A igreja foi construída em 1701 com o objetivo de realizar missas para os negros, pois a discriminação racial era ainda bem forte na época.
Um dos Santos mais populares do Brasil, o Santinho Preto.
Uma réplica de um barco de pesca foi colocada em seu altar, representando a humildade e a fé dos freqüentadores.

Capela Nossa Senhora da Guia

Construída pelos padres franciscanos em 1740, esta pequena capela situada no alto do Morro da Guia oferece uma belíssima vista da cidade e é cercada de “lendas”.

A imagem de Nossa Senhora da Guia foi colocada na capela apenas em 1982 quando passou por uma reforma.

Conforme a lenda, havia um altar para a imagem de Nossa Senhora da Guia no Convento Nossa Senhora dos Anjos, que fica bem no pé do Morro da Guia. Porém quando colocada neste altar, no dia seguinte, pela manhã, aparecia sempre no alto do morro. Era, então, levada para baixo e recolocada no Altar, e novamente ao amanhecer aparecia a imagem no alto do morro. Após algumas tentativas frustradas, resolveram construir a Capela de Nossa Senhora da Guia, exatamente no alto do morro, e foi colocada ali a imagem da Santa, fazendo assim a sua vontade.

Após as reformas foi construído um mirante que permite ter uma vista panorâmica da cidade. Durante a noite a vista é inesquecível. Vale a pena visitar.

Tem que se fazer a subida a pé, pois a entrada de veículos só é permitida para o transporte de pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.


Rua dos Biquinis / Gamboa Shopping

Uma das maiores atrações de Cabo Frio é sem dúvida a Rua dos Biquínis. E tirar férias sem fazer umas comprinhas... nem pensar. Não dá para sair de lá sem levar pelo menos uma peça do produto mais famoso da cidade: biquínis.

A Rua dos Biquínis é um shopping a céu aberto, o Gamboa Shopping.

Vale a pena ir só para passear, olhar as novidades e... comprar, claro. Mas não é só de biquíni que vive o shopping, lá você encontra de tudo em matéria de moda praia: cangas, sungas, maiôs, chapéus, bolsas de praia, bijuterias e também lojas de roupas descoladas que são o máximo. Detalhe: tem promoções o ano inteiro.

A decoração da rua/shopping também foi muito bem bolada, desde a iluminação especial, para compras noturnas, até a cobertura com imensos toldos em formato de lírios, para amenizar o calor, durante o dia. Tem também jardins com bastante verde, passarelas de madeira, barraquinhas para saborear uma água de coco.

Para ir de carro ou a pé é preciso atravessar a Ponte Feliciano Sodré, virar a direita e pronto, já esta no Gamboa Shopping.

O horário de funcionamento é a partir das 9 horas e geralmente fica aberto até bem tarde, principalmente na alta temporada, quando a maioria das lojas só fecha após a meia-noite. Boas compras.


Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção

O altar-mor, em estilo barroco, com detalhes em ouro, guarda a imagem da Padroeira esculpida em madeira.
Esta foi a terceira imagem trazida ao Brasil no século XVII, vindo direto para a Matriz de Cabo Frio.

Uma capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, do lado direito dentro da Matriz.

Esta imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 24/09/1721, por um pescador, numa grota de pedras, num lugar chamado “Taboleiro”. A imagem é feita de nogueira, medindo pouco mais de um palmo.


Monumento do Anjo Caído

Localizado no meio do Canal do Itajurú, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O Anjo foi exculpido em pedra sobre uma coluna de 9 metros de altura, em homenagem a abertura do Canal Artificial Palmer, no início deste século.

Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome

No prédio hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa freqüência, havia ai uma roda onde eram colocados esses bebês, e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação. Serviu também de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Construído em 1837, recebeu este nome Charitas ( pronuncia-se Cáritas) ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes. Promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Ai se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio.

Fica na Av. Assunção esquina com a Av. Nilo Peçanha, no Centro da cidade. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h; sábado, domingo e feriados, das 14 às 20h.


Praias

Cabo Frio possui algumas das praias mais belas do Brasil. A Praia do Forte, a mais conhecida de toda Região dos Lagos, possui uma beleza inigualável, apresentando aos turistas suas areias brancas e suas águas cristalinas que se mostram em tons esverdeados ou azul-claro, deixando qualquer um impressionado com a transparência e beleza. Nesta praia podemos contemplar também o Forte São Mateus, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia, que no período da colonização defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e piratas.

Além da Praia do Forte, Cabo Frio nos privilegia com as praias: Brava, Peró, Conchas, sendo as prais de Unamar, Aquarius no 2º distrito (Tamoios) de grande importância, pois essa região, na alta temporada, chega a alojar 200 mil pessoas.

- Praia do Forte
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como praia da Barra e tem 7,5 km de extensão. A praia é um dos cartões-postais da cidade e point de jovens e turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte São Mateus, construção do século XVII. Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.


- Praia do Peró e Praia das Conchas
Distante 7 km do centro de Cabo Frio, a praia do Peró tem 7km de extensão e é separada da praia das Conchas por um pequeno canal. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22º, própria para a prática do surf. A Praia das Conchas é freqüentada pelos aficionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são badejo, anchova e tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.


- Praia de São Bento
Localizada a 700 metros do centro, de formação lacustre, banhado pelo Canal do Itajuru e têm 400 metros de extensão. A área em torno da praia é residencial. Dela se avista o bairro da Gamboa e a Ponte Feliciano Sodré e a Nova Ponte.


- Praia do Siqueira
Localizada à 5 km do centro. Nela se concentra a pesca do camarão. A praia é lacustre. Em torno dela se encontra a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca. Situada às margens da Lagoa de Araruama, a praia do Siqueira possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo. A praia tem 2 km de extensão e suas águas têm temperatura entre 24° C à 26º C.


- Praia do Sudoeste
Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a praia do Sudoeste faz parte da Lagoa de Araruama. Própria para piqueniques - não esquecendo, é claro, de deixar a praia limpa. Também possui alta salinidade, o que requer muito cuidado na exposição ao sol.



- Praia das Dunas
A praia mais apropriada para a prática do surf, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas. O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou ainda seguindo até o final da Praia do Forte. É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde é grande a presença de redemoinhos, formados por correntezas.


- Praia do Foguete
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada como a praia do Forte. Fica no km 4 da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.


- Praia das Palmeiras
Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. No local existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.


- Praia Brava
Cercada por escarpas de uns 20m de altura, e com 400m de extensão, a Praia Brava tem à sua frente a Ilha dos Papagaios, um local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. É também muito procurada por surfistas. Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive.


- Ilha do Japonês
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, destacam-se a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; a Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas, e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.



DADOS

Estado: Rio de Janeiro

Mesorregião: Baixada Litorânea I

Microrregião: Costa do Sol

Municípios limítrofes: Araruama, Armação dos Búzios,
Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia

Distância até a capital: 155 quilômetros

Características Geográficas
Área 410.693 Km²
População 186.004 hab. (IBGE 2009)
Densidade 401.56 hab./Km²
Altitude 4 metros
Clima Tropical litorâneo
Fuso horário UTC-3

Indicadores
IDH 0.810 PNUD/2007
PIB N/R atualizado
PIB per capita N/R atualizado


www.cabofrio.rj.gov.br